Cada músculo tem sua função e ao longo do tempo vou explicar um pouco de cada músculo para vocês .
Músculo é feito, basicamente, de ventre e tendão.
Músculo é feito, basicamente, de ventre e tendão.
Os quatro principais músculos do braço – porção do membro superior que vai do ombro ao cotovelo – dispõem-se em dois grandes grupos: um anterior e um posterior.
O anterior é formado pelos músculos braquial, coracobraquial e bíceps braquial, que promovem a flexão do antebraço sobre o braço.
O grupo posterior é composto por um único músculo, muito volumoso, otríceps braquial, responsável pela extensão do braço e antebraço. As denominações bíceps e trícepsdecorrem da presença de duas e três massas carnosas (ventres musculares), respectivamente, em cada um desses músculos.
Os músculos do antebraço – que são bastante numerosos – podem ser divididos em três grupos: anterior, lateral e posterior. Os principais músculos da região anterior são o braquiorradial e o pronador redondo, que também participam da flexão do antebraço sobre o braço.
Os músculos laterais e posteriores do antebraço exercem mais ou menos as mesmas funções, isto é, promovem a extensão da mão, a rotação de sua palma para baixo (pronador quadrado) ou para cima (supinador longo e supinador curto). Estes dois últimos movimentos são tecnicamente denominados supinação e pronação.
O bíceps, embora fundamentalmente um flexor do antebraço sobre o braço, é também o mais potente músculo supinador dos membros superiores. Todavia, os dois movimentos executados pelo músculo bíceps são independentes, de modo que é possível ocorrer o bloqueio de apenas um deles, nos casos em que há paralisia parcial do músculo.
Os músculos do antebraço, além de interferirem nos movimentos de pronossupinação, exercem ações muito mais complexas ao movimentar a mão. Sua atividade pode ser percebida ao se apalpar o antebraço enquanto são feitos movimentos diferentes, como dedilhar, ordenhar, tentar quebrar uma caixa de fósforos com uma única mão ou puxar um gatilho.
Apesar da diminuição gradual do volume muscular do braço até os dedos, a elaboração de movimentos delicados é muito maior nas porções finais do membro superior. Conseqüentemente, a inervação motora nessa área é muito mais abundante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário