Cada um é um órgão vivo, uma combinação de tecido ósseo e outros componentes. Em termos anatômicos , o esqueleto apresenta duas regiões : axial e pendicular. O esqueleto axial inclui o crânio, a coluna vertebral e a caixa torácica. Entre os ossos do esqueleto apendicular estão os dois membros e das cinturas escapular e pélvica.
Visto que a forma geral de um osso é compativel com sua função, os ossos tem vários tamanhos e quatro formatos básicos: longos, curtos, chatos e irregulares. Os fêmures são os responsáveis pela sustentação do peso total do corpo .Assim, ambos são grandes e sólidos se comparados aos minusculos ossos da orelha média.
Ossos do calcanhar: um osso curto que sustenta peso
O osso do calcanhar , ou calcâneo, é um exemplo de osso curto. É o mais largo, Volumoso e
forte dos sete ossos do tarso que, coletivamente,formam a parte de trás de cada pé. Junto com o tálus, acima dele,o calcâneo sustenta boa parte do peso de uma pessoa em pé. O espesso tendão de aquiles liga três músculos da panturrilha á superfície de trás do calcâneo. Ligamentos estabilizadores prendem o calcâneo à fibula, um dos dois ossos mais longos na perna.
ref.Atlas inlustrado, altor.McMillan
empresa: seleções
anoa;2011
vol:1
Nenhum comentário:
Postar um comentário