DUAS SEMANAS : Com duas semanas, o fim da implantação, o embrião consiste em um disco de duas camadas ligado a um saco vitelino
TRÊS SEMANAS : Durante a terceira semana, o embrião aumenta seu comprimento e um tubo neural o inicio do cérebro e da medula espinhal começa a se formar
QUATRO SEMANAS: Na quarta semana, o coração bate, enviando sangue através de vasos rudimentares. um embrião de quatro semanas possui duas característica dos vertebrados, á uma cauda e arcos faríngeos se transformam em partes do rosto, do pescoço e da cavidade nasais.
CINCO SEMANAS: Na quinta semana, o embrião continua a se alongar. Sua cabeça cresce rapidamente e placas parecidas com remos indicam o desenvolvimento de mãos e pés.
SEIS SEMANAS: Na quarta para sexta semana de gestação, o comprimento do embrião dobra, e ele tem olhos e orelhas rudimentares.
SÉTIMA SEMANA: Nesta semana há um crescimento rápido. Ao fim da sétima semana o embrião pode chegar a 13 mm e pode pesar 0,8 g.
Pulmões, rins e órgão sexual interno estão quase formados. São perceptíveis à ultrassonografia endovaginal os olhos, orelhas e boca. O coração bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo.
OITO SEMANAS: Na oitava semana, todos os principais órgãos do embrião estão em desenvolvimento e o cordão umbilical que liga a corrente sanguinea da mãe já funciona integralmente