Porção lombar: o disco possui um terço do tamanho do corpo o que confere mobilidade. Os corpos são volumosos, de corte ovular e côncavos atrás.
Os processos transversos são longos e nas extremidades possuem o tubérculo. Os processos articulares ultrapassam o comprimento do corpo vertebral em cima e em baixo, com uma parte central reduzida. As superfícies articulares são sagitais. Tais superfícies conferem o movimento de flexão, extensão e inclinação lateral, com pouca rotação.
Junção lombo sacra também apresenta características distintas. O corpo de L5 e o disco entre L5 e S1 são um pouco menos altos atrás do que na frente. Portanto descrevendo uma curva côncava para trás e as superfícies articulares dos processos articulares estão quase em total plano frontal. Isto propicia que em posição estática do corpo a carga que chega em L5 se decomponha em dois vetores. Um que se aplica sobre o platô sacral e outro que a tende a deslizar para frente. Esta particularidade se aplica ao segmento L4 L5 mas em menor escala. Esse posicionamento é mantido devido aos fortes ligamentos que esta região possue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário