Formação dos anticorpos pelos plasmócitos. Antes da exposição a antígeno específico, os clones dos linfócitos B permanecem inativos no tecido linfoide. Com a chegada de antígeno estranho, os macrófagos no tecido linfoide.
fagocitam o antígeno e o apresentam para os linfócitos B adjacentes. Além disso, o antígeno é apresentado às células T ao mesmo tempo, sendo formadas células T auxiliares ativadas. Essas células auxiliares contribuem também para a extrema ativação dos linfócitos B, como discutido em maior detalhe adiante.
Os linfócitos B específicos para o antígeno
imediatamente se dilatam, tomando a aparência de linfoblastos. Alguns dos linfoblastos se diferenciam ainda.
Mais para formar plasma blastos, que são precursores dos plasmócitos. Nos plasma blastos, o citoplasma se expande e.
O retículo endoplasmático rugoso prolifera. A seguir, os plasma blastos começam a se duplicar a cada 10 horas por cerca de nove divisões, gerando, em 4 dias, a população total de aproximadamente 500 células para cada plasma blasto original. A seguir, o plasmócito maduro passa a produzir anticorpos de gamaglobulina, em velocidade.
É extremamente rápida — cerca de 2.000 moléculas por segundo, para cada plasmócito. Por sua vez, esses anticorpos são secretados para a linfa e levados para o sangue circulante. Esse processo continua durante dias ou semanas, até que ocorram exaustão e morte dos plasmócitos.
Formação das células de “Memória"— Diferença Entre as Respostas Primária e Secundária. Alguns dos linfócitos formados pela ativação de clone de linfócitos B não se diferenciam em plasmócitos, mas formam, na verdade, número moderado de novos linfócitos B semelhantes aos do clone original. Em outras palavras, a população de células B que especificamente ativou o clone.
Aumenta e os novos linfócitos B se juntam aos linfócitos originais do mesmo clone. Eles circulam por todo o corpo, para popular todo o tecido linfoide; entretanto, em termos imunológicos, eles permanecem inativados até que sejam novamente acionados por nova exposição ao mesmo antígeno. Esses linfócitos são referidos como células de memória. A exposição subsequente ao mesmo antígeno vai provocar resposta mais rápida e mais intensa de anticorpos, já que existem muito mais células de memória do que os linfócitos B originais do clone específico.
Diferenças entre a resposta primária para a formação de anticorpos, que ocorre na primeira exposição a antígeno específico, e a resposta secundária, que ocorre após a segunda exposição ao mesmo antígeno observe o retardo de uma semana para.
O aparecimento da primeira resposta, sua baixa potência e sua curta duração a resposta secundária, por sua vez, começa rapidamente após a exposição ao antígeno (geralmente, dentro de horas), é muito mais potente e forma anticorpos por muitos meses, em vez de por somente.
Algumas semanas. A potência elevada e a duração da resposta secundária explicam por que a imunização é produzida usualmente pela injeção do antígeno em várias doses, a intervalos de semanas ou meses entre as injeções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário