goldfisio.blogspot.com,Popunder_1,16526066,"" goldfisio: cinesiologia do ombro

anuncio

anuncio

cinesiologia do ombro

A cinesiologia do ombro é composta por quatro quatro movimentos de liberdade abdução, adução, flexão e extensão,no entanto articulação também possui um quinto movimento que é a junção de todos esses movimentos chamada de rotação ou circunduçao.
  O membro superior de todas as articulações do corpo humano possui três graus de liberdade, que permite orientar o membro superior em relação aos três planos do espaço, graças aos três eixos principais eixo transverso, incluído no plano frontal que Permite movimentos de flexão e extensão realizados no plano sagital, eixo Antero posterior, incluído no plano sagital onde permite os movimentos de abdução (o membro superior se afasta do plano de simetria do corpo), adução (o membro superior se aproxima ao plano de simetria) realizados no plano frontal e o eixo vertical, determinado pela intersecção do plano sagital e do plano frontal corresponde à terceira dimensão do espaço; dirige os movimentos de flexão e de extensão realizados no plano horizontal, o braço em abdução de 90°.
O eixo longitudinal do úmero (4) permite a rotação externa e interna do braço e do membro superior, de duas maneiras diferentes, a rotação voluntária (também denominada rotação adjunta) que utiliza o terceiro grau de liberdade e não é possível se, não for em articulações de três eixos (as enartroses). Deve-se à contração dos músculos rotadores com rotação automática (também denominada “rotação conjunta”) que aparece sem nenhuma ação voluntária nas articulações de dois eixos, ou nas articulações de três eixos quando funcionam como articulações de dois eixos.
Mais adiante, trataremos do paradoxo de CODMAN, cuja posição de referência é definida como descrevemos a seguir: o membro superior pende ao longo do corpo, verticalmente, de maneira que o eixo longitudinal do úmero coincide com o eixo vertical. Na posição de abdução a 90° o eixo longitudinal coincide com o eixo transversal, na posição de flexão de 90°, coincide como o eixo ântero-posterior, portanto o ombro é uma articulação com três eixos principais e três graus de liberdade, o eixo longitudinal do úmero pode coincidir com um dos dois eixos ou se situar em qualquer posição intermédia para permitir o movimento de rotação externa/interna.
 

Nenhum comentário:

anuncio

Postagem em destaque

cinesiologia do ombro

A cinesiologia do ombro é composta por quatro quatro movimentos de liberdade abdução, adução, flexão e extensão,no entanto articulação també...

Anúncio

anuncio

https://www.videosprofitnetwork.com/watch.xml?key=11f90dc865dcda39d919ec27ff5ed384