goldfisio.blogspot.com,Popunder_1,16526066,"" goldfisio: 02/24/21

anuncio

anuncio

Os pontos de junções entre os ossos ( ligamentos )

As articulações constituem o ponto de junção entre dois ou mais ossos em sua proximidade.  
São estruturas que atuam como eixos, articulando, os movimentos dos segmentos do corpo.
Várias são as classificações utilizadas para representar o complexo articular, todavia em cinesiologia o mais importante é considerar a denominação das articulações de acordo com a movimentação e/ou a mobilidade que estas são capazes de realizar.
Levando-se em conta a mobilidade articular,serão consideradas três categorias de articulação: a primeira categoria será denominada sinartrose ou imó ele, a segunda categoria será denominada anfiartrose ou discretamente móvel e a terceira categoria será denominada diartrose ou amplamente móvel.
As articulações diartrodiais podem ser consideradas as mais importantes, principalmente quando analisamos as complexas relações estabelecidas durante a movimentação do aparelho locomotor. Dessa forma, seus componentes estruturais serão descritos da seguinte maneira

Sistema locomotor 

Cápsula articular: consiste em uma manga de revestimento fibroso que recobre osossos em sua junção articular e ligamentar.
Membrana sinovial: tecido conectivo vas-cularizado que reveste internamente a cáp-sula articular e é responsável pela produçãodo líquido sinovial (sinóvia) no interior dacavidade articular. O líquido sinovial produzido pela membrana sinovial é o responsável pela lubrificação e nutrição da articulação.
: é uma cartilagem hialina que reveste as superfícies articularesdos ossos. A cartilagem articular é elástica, sem vascularização, sendo responsá-vel por reduzir o estresse articular por meioda absorção de choques, além de favore-cer a melhor congruência da articulação.
Fibrocartilagem articular: os meniscos ediscos são estruturas fibrocartilaginosasintra-articulares presentes em algumas ar-ticulações diartrodiais. São responsáveispela absorção e distribuição de cargas, além do ajuste e da congruência articulardurante a movimentação.
Tendões e ligamentos: são estruturas decontenção importantes para o controle epara a estabilização dos movimentos articu-lares. Os tendões têm a função de armaze-nar energia elástica e transmitir força entreo músculo e a estrutura óssea. Já os liga-mentos são responsáveis por restringir cer-tos movimentos e estabilizar o complexo articular 

 

anuncio

Postagem em destaque

cinesiologia do ombro

A cinesiologia do ombro é composta por quatro quatro movimentos de liberdade abdução, adução, flexão e extensão,no entanto articulação també...

Anúncio

anuncio

https://www.videosprofitnetwork.com/watch.xml?key=11f90dc865dcda39d919ec27ff5ed384