É de extrema importância a avaliação de sinais e sintomas respiratórios , pois são eles que determinam a conduta do fisioterapeuta respiratório , os sinais e sintomas comumente é observados e são referente a frequência respiratória e padrão respiratório, uso de acessórios, presença de retrações, alteração de ritmo respiratório e do estado de consciência, definida como o numero de incursões respiratórias realizadas por uma pessoa em um minuto.
Este número de incursões tem variação com a idade os adultos tende de 12 a 20 respirações por minuto(rpm) já crianças menores de 2 meses tende a ter respirações de 35 a 60 rpm , crianças maiores de 2 meses ate 11 meses a um compasso de 30 a 50 rpm e crianças de 12 a 59 meses respiram de 20 a 45 rpm, é considerado taquipneia quando a frequência respiratória ultrapassa a faixa ideal para cada idade e bradipneia é quando fica abaixo da apneia e a ausência de movimentos respiratórios.
oque bradipneia? refere-se a uma taxa de respiração mais lenta que o saudável. A taxa em que é diagnosticada bradipneia depende da idade do paciente e do nível de atividade física recente. É o oposto de taquipneia, respiração acelerada e pode agravar para apneia, nenhuma respiração.
Mais oque é apneia ? a apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos