goldfisio.blogspot.com,Popunder_1,16526066,"" goldfisio: julho 2022

anuncio

anuncio

anatomia apendicular

O membro inferior localiza-se a baixo da cintura pélvica ou cigulo do membro inferior, suas principais funções são a locomoção e a sustentação das estruturas corporais, os ossos que o constituem são o osso do quadril, o fémur , a patela , a tíbia, a fíbula e os ossos do pé.

  O osso do quadril é subdividido em ílio, ísquio e púbis; O ílio apresenta em sua porção superior , em região denominada crista ilíaca, cada osso ilíaco articula-se medialmente , com o sacro através da face auricular do osso ilíaco.

 A maior parte do osso ilíaco, a parte do osso ilíaco, que se estende da articulação sacro-ilíaca á crista ilíaca, é denominada asa do ilíaco, a parte posterior da asa do ilíaco constitui a face glútea, apresentando as linhas glúteas posterior, anterior e inferior, a partir das quais se inserem os músculos glúteos máximo, médio e mínimo

 Na parte  posterior do osso ilíaco, abaixo da terminação da crista ilíaca, encontra-se a espinha ilíaca póstero-superior e um pouco abaixo desta, a espinha ilíaca póstero- inferior, a espinha ilíaca póstero-superior possui importância clinica, pois serve como ponto de referencia para a localização do espaço entre a terceira e a quarta vértebra lombar, no qual se aplica a raquianestesia.

   Abaixo da espinha ilíaca póstero-inferior e na transição entre o ílio e o ísquio encontra-se uma reentrância denominada incisura isquiática maior, a qual termina em um pequena protuberância conhecida como espinha isquiática; A baixo da espinha isquiática existe outra reentrância conhecida como incisura isquiática menor, terminando em uma elevação curva que recebe o nome de tuberosidade isquiática.
 

  

Dermátomos e a vascularização da coluna lombar

 Dermátomo é o território  cutâneo inervado por uma única raiz nervosa dorsal o dermátomo recebe o nome da raiz que o inerva , há uma considerável superposição entre dermátomos, de modo que os limites entre dermátomos adjacentes são imprecisos, a região lombar inerva a parte inferior do abdome , orgãos sexuais e membros inferiores .

  A vascularização  da coluna vertebral não se dá de maneira regular , porém, há certo padrão comum de suprimento sanguíneo entre a segunda vértebra torácica w a quinta vertebra lombar, uma artéria segmentar oriunda da aorta, cada vértebra recebe seu aporte nutricional dos ramos central anterior, central posterior, pré-laminar e pós laminar.

  Os ramos centrais são derivados de vasos externos à coluna vertebral, enquanto os ramos laminares são derivados de ramos espinhais que entram pelo forame intervertebral, fornecendo a maior parte da nutrição do corpo e do arco vertebral na região médio-vertebral.

   

Onde se localiza o plexo lombossacral

 O plexo lombar fica localizado no interior do musculo psoas, é a porção superior do plexo lombassacral,  É geralmente formado pelas divisões anteriores dos três primeiros nervos lombares e parte do quarto e em  50% dos casos ele recebe uma contribuição do ultimo nervo torácico.

  Os nervos L1,L2 e L4 dividem-se em superior e inferior e o ramo superior de L1 forma-se os nervos ilio-hipogastrico e ilioinguinal. O ramo inferior de L1 une-se ao ramo superior de L2 para formar o nervo gênito-femoral, o ramo inferior de L4 une-se a L5 para formar o tronco lombossacral. O ramo inferior de L2, todos de L3 e o ramo superior de L4 dividem-se, cada um deles, em divisão anterior, menor, e divisão posterior . As três divisões anterior unem-se para formar o nervo obturatório, e as três divisões posteriores unem-se para formar o nervo femoral, e as duas superior fornecem ramos que formam o nervo cutâneo lateral da coxa e os ramos motores colaterais  inervam o músculo quadrado lombar a partir de L1 e L4, e o músculo psoas a partir de L2 e L3 eu sei que fico  meio confuso mais logo a baixo terá uma imagem ilustrativa  para que vocês possam compreender melhor.

O nervo femoral é o maior ramo do plexo lombar , origina-se das três divisões posteriores do plexo , que são derivadas do segundo, terceiro e quarto nervo lombares . OS ramos motores que inervam os músculos sartório, pectíneo e quadríceps femoral, os ramos sensitivos  compreendem os ramos cutâneos anteriores da coxa para a superfície Anteromedial de coxa e o nervo safeno para o lado medial da perna e pé 
Os nervos sacrais são cinco pares de nervos espinhais derivados de segmentos da medula espinhal, localizados em posição oposta aos corpos da décima segunda vertebra torácica e  primeira lombar, As quatro divisões primarias, posteriores e superiores passam através dos forames sacrais posteriores, com a quinta divisão emergindo entre o sacro e o cóccix . As três superiores dividem-se em dois conjuntos de ramos: ramos mediais , que são distribuídos para os músculos  multifidos, e ramos laterais, que se tornam nervos glúteos mediais e inervam a pele da parte medial do glúteo máximo.
   A porção sacral do plexo lombossacral  localiza-se fazendo face ao músculo piriforme sobre a parede  posterior da pelve, em frente a ele estão o colo pélvico, os vasos hipogástricos e o ureter, geralmente  origina-se por meio de cinco raízes do plexo, formadas pelas divisões  primárias anteriores do quinto  nervo e arte  do quarto nervo lombar ( tronco lombossacral) e o  primeiro, juntamente com parte segundo e terceiro nervo sacral , um ramo terminal principal, que é o  nervo isquiático, e vários ramos colaterais são formados pelo plexo.
   Cada uma das cinco raízes do plexo divide-se em uma divisão anterior e posterior, as quatro divisões superiores posteriores juntam-se para formar o nervo fibular comum as cinco divisões anteriores ( L4, L5, S1, S2, S3) reúnem-se para formar o nervo tibial
   O nervo glúteo superior passa acima do músculo piriforme, através do forame isquiático maior em  direção as nádegas, onde  inerva os músculos, glúteo médio e mínimo e o músculo tensor da fáscia lata. O nervo glúteo medial inferior passa abaixo do músculo piriforme, através do forame isquiático maior, em direção ao músculo piriforme e deixa fibras de S1 e S2; O nervo glúteo medial inferior  atravessa o ligamento sacrotuberal e se distribui para a região glútea medial inferior , o nervo cutâneo posterior da coxa  possui ramos perineais que se dirigem para a pele da superfície medial superior da coxa e para a pele do escroto ou lábio maior , já os nervos glúteo inferiores estendem-se para a  região lateral inferior, e os ramos cutâneos da coxa , para a porção posterior da coxa em direção ao lado medial. 
  O nervo isquiático é o maior nervo do corpo, ele consiste em dois nervos reunidos por uma mesma bainha : o nervo fibular comum , que inerva a pele da superfície dorsal inferior da perna, o maléolo externo e o lado lateral do pé e o quinto dedo e o nervo tibial, maior componente do nervo isquiático na coxa, que inerva os músculos gastrocnêmico, plantar, sólio, poplíteo, tibial posterior, flexor longo dos dedos do pé e flexor longo do hálux, porem o nervo isquiático é sede frequente de lesões que implicam em lombalgias, logo á baixo terá uma imagem ilustrativa para que você veja os músculos que são inervados pelo plexo sacral.


Resumo Fisioterapia na Saúde da Mulher

 Ei você profissional e aluno da saúde tenho um resumo bem interessante voltado a saúde da mulher que vai ser bem interessante que como você poderá ver a baixo terá vários temas abordados com fácil compreensão.

Resumo completo e de fácil compreensão!

Conteúdos abordados:

Anatomia e fisiologia do assoalho pélvico, ciclo hormonal feminino, gestação de baixo risco, gestação de alto risco, trabalho de parto, puerpério, aleitamento materno, incontinência urinária, avaliação fisioterapêutica na saúde da mulher, cirurgias ginecológicas e câncer de mama.

Este Produto é destinado exclusivamente a profissionais da área da saúde.



Manual de Fisioterapia nos E-sports

 Manual feito para atletas de esporte eletrônico com objetivo de ajudar na prevenção de lesões. Nesse manual o usuário irá obter informações sobre exercícios de alongamento, aquecimento, fortalecimento, coordenação motora. Além disso encontrará informações sobre postura e ergonomia, fisioterapia no E-sports para ajudar os gamers que passam horas e horas sentados más esse manual não é só para pro player não viu esse manual é para todo os tipos de gamer.



curso de Fisioterapia Respiratória na Hemodiálise

 

Aprenda a realizar um atendimento específico a pacientes que estão em Tratamento Renal.

O exercício físico têm por finalidade minimizar os efeitos negativos e aumentar a sobrevida dos pacientes, reduzindo suas complicações. O curso Fisioterapia Respiratória na Hemodiálise abrange a anatomia e funções renais, etiologia, fatores de risco e estadiamento da doença renal, sinais e sintomas do paciente renal crônico, fisioterapia respiratória com exercícios específicos e muito mais

Como é o meu curso de
Fisioterapia Respiratória na Hemodiálise?

Módulo 1: Sistema Renal;

Módulo 2: Doença Renal Crônica;

Módulo 3: Hemodiálise;

Módulo 4: Fisioterapia Respiratória.

Carga Horária: 5h


Fisioterapia Ocular Completo

 Curso Online Completo de Extensão de Fisioterapia Ocular, em 04 (quatro) módulos e módulos extras, visando uma abordagem no conteúdo teórico, com carga horária total de 16h.

Público-alvo: Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, e estudantes destas áreas dos 02 (dois) últimos períodos de graduação.

Este Produto é destinado exclusivamente a profissionais da área da saúde.

  • Conteúdo
  • Vantagens
  • Detalhes
CONTEÚDO DO CURSO(100% DIGITAL)
01APRESENTAÇÃO
02MATERIAL DE AULA
031. SISTEMA VISUAL E OS DISTÚRBIOS OCULOMOTORES
042. DESENVOLVIMENTO VISUAL NA CRIANÇA E A BAIXA VISÃO
053. OS DISTÚRBIOS DE VERGÊNCIAS OCULOMOTORAS E DA ACOMODAÇÃO VISUAL
064. OS DISTÚRBIOS OCULOMOTORES ADQUIRIDOS POR SEQUELAS NEUROLÓGICAS
075. DISTÚRBIOS POSTURAIS DE CAUSA OCULAR
086. AS LENTES E OS ERROS DE REFRAÇÃO
097. EQUIPAMENTOS PARA ATENDIMENTO
108. PRINCIPAIS LIVROS PARA ESTUDO
119. INFORMAÇÕES RELEVANTES




Novo curso disponível

 Se você chegou até aqui, é porque provavelmente tem interesse na Fisioterapia Hospitalar e quer saber mais sobre a COVID-19 e a fisioterapia.
Por isso, juntei esses dois ebooks que são bem avaliados por estudantes e profissionais para facilitar o estudo nesses assuntos tão solicitados.
A atuação da fisioterapia no âmbito hospitalar, principalmente pós pandemia, está cada vez mais valorizada. 
   A Fisioterapia atua em procedimentos de grande complexidade, como em Unidades de Terapia Intensiva, cirurgias, neurológicas, ortopédicas, oncologia, dentre outros. Cada vez mais, o mercado pede uma assistência humanizada e especializada, visando a recuperação do paciente, com pronto atendimento do profissional.
   Com o intuito de ajudar os fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia a atuar dentro de um Hospital, o ebook de Fisioterapia Hospitalar foi elaborado por uma fisioterapeuta que escolheu tópicos com diversos assuntos que vão ajudar demais a quem lida com Fisioterapia Hospitalar.
Paralelo a isso, cada dia, surgem novas pesquisas sobre a atuação de profissionais de saúde, especialmente fisioterapeutas, com a Covid 19.
Tenha um ebook completo sobre Fisioterapia na COVID 19 falando sobre aspectos hospitalares, neonatais, oncológicos, neurológicos dentre outros assuntos por um bom valor.
Dê uma virada na sua carreira sabendo pontos

anuncio

Postagem em destaque

Maca dobrável portátil para home Care ou consultório

Está maca maleta está disponível no mercado livre em seis cores diferentes para agradar os diversos tipos de gostos, a maca possui pés de al...

Anúncio

anuncio

https://www.videosprofitnetwork.com/watch.xml?key=11f90dc865dcda39d919ec27ff5ed384